10 de maio de 2016

Bateu o medo!

Com certeza, o maior medo de toda família PTC é a tal da RECIDIVA. Por mais que a família seguiu todo o tratamento, pode estar de alta da órtese, pode estar fazendo todos os exercícios à risca, gente, que medo temos da recidiva, não é?

Pois bem, há alguns dias, nós e nossos familiares notaram que o Lucas, andando ou correndo, estava pisando com os pés “para dentro”, fazendo o movimento de adução. Esse não é o movimento bom para ninguém, principalmente para PTC.

Entramos em contato com nosso ortopedista, ele pediu uma raio-x com carga frontal e perfil dos pés. E ontem, foi o dia da temida consulta. Pensa no medo, pânico de talvez ouvir que era uma recidiva?! Foi difícil esperar a hora da consulta chegar e quando chegou, o coração acelerou.

Dr. Alexandre ouviu nossas queixas. Avaliou o raio-x e logo ali já excluiu a recidiva. Mostrou a posição dos ossos, principalmente os do calcanhar. Quando há recidiva, os ossos do calcanhar ficam tão alinhados que é como se víssemos somente 1 osso. E no caso do Lucas, esses ossos estavam na posição correta (ufa!). Depois, seguiu o exame clínico. Analisou tudo! Com o goniômetro mediu a amplitude de movimento (ADM) dos pés. Também analisou a força muscular nos movimentos de dorsiflexão e abdução dos pés. Viu a pisada (num banquinho que em cima é uma placa de vidro e embaixo o espelho que reflete a pisada). Ele me mostrou aspectos físicos dos pés que comprovam que NÃO estão em recidiva! E tudo está lindo!

Passou um novo exercício e pediu pra intensificarmos os outros 3 exercícios que temos que fazer. (Imagem abaixo)




E por que o Lucas pisa “para dentro”, esporadicamente, quando corre ou anda? Simples! Já postei isso anteriormente, mas na idade dele, é comum para qualquer criança, compensar o equilíbrio do corpo colocando os pés “para dentro” (imagem abaixo). Claro que não é a posição indicada para PTC, mas como clinicamente os pés estão respondendo bem ao tratamento e ao crescimento, não há motivos para preocupação. Mas vamos continuar corrigindo verbalmente toda vez que ele fizer esse movimento!




Começamos ontem os novos exercícios e até o irmão quis entrar na onda!!!  Ainda vou confeccionar os materiais e depois volto aqui pra postar os vídeos dos exercícios!!!

Raio-x recente: tudo no lugar certo!

Ficou lindo de capacete

Farra sábado de manhã

Com o mano Samuel

Espontâneos

Na igreja

Praia com Camaro!!! 
Surfando na prancha do titio Rafa!

Dormindo na mesma cama!

No skate do titio Bruno

Vendo o papai malhar!

Thor é cultura também!

Adora um jogo!

Família engomadinha



Um comentário:

  1. ola, primeiramente parabéns pela iniciativa do blos
    Eu li em uma das suas postagens um comentario de um seguidor dizendo que tinha adquirido uma ortese americana, gostaria de saber se vc conhece essa ortese e ele te passou o link do site, pq me interessei, se vc tiver o link poderia me passar por favor

    ResponderExcluir