19 de novembro de 2015

Lucas e seus 4 anos de vida!

Ontem foi dia de consulta de rotina com o ortopedista, Dr. Alexandre. E como em todas as consultas, ele sempre comenta que recebe vários pacientes que comentam sobre o meu blog desatualizado. Eu sempre soube que informação é tudo, mas compartilhar experiências, ahhh, isso é amor! Eu amo ser útil pra alguém, principalmente em momentos mais frágeis e desafiadores e que envolvam a saúde dos nossos filhos!! Obrigada, muito obrigada!!

Bem, em julho de 2014, Lulu teve alta da órtese!! Foi uma alegria por saber que o tratamento estava respondendo super bem, mas não era o fim! Ainda temos que fazer exercícios e estimular pra que esses pézinhos não voltem na posição que foram gerados.

Pois bem, como toda família de PTC, a nossa não é diferente: pai, mãe, tios, avós, primos, todos ficam de olho nos pés do Lulu! E com razão: qualquer posição diferente, já é motivo de consulta!!! Nessas últimas semanas, reparamos que o pé direito do Lucas, em alguns momentos, tendia ir para dentro, fazendo o movimento de adução... Com essa queixa, fomos ontem ao consultório. O Dr. constatou que os pés estão bem, mas precisamos intensificar os exercícios de abdução (movimento pra fora) e de dorsiflexão (moviemento pra cima). Tudo porque, fisiologicamente, na idade do Lucas, crianças com ou sem PTC, tendem a aduzir os pés e deixar os joelhos em valgo para equilibrarem-se melhor (imagem abaixo). Porém, em crianças com PTC, a atenção deve ser redobrada, pois até 7 ou 8 anos de idade, os músculos dos pés tem uma "memória" de como eles nasceram e de que eles precisam voltar a ter a posição de PTC. É como se os músculos "lembrassem" como eram e se forem estimulados, voltarão ser como eram antes! Como não queremos nem pensar na recidiva, vamos intensificar os exercícios e ano que vem, Lulu vai fazer Karatê e Natação!



Esse ano ele entrou numa nova escola. Além das aulas comuns, ele tem capoeira, futebol e educação física. A princípio, não comentei nada com a escola sobre o PTC e seu tratamento. Deixei rolar pra ver se a escola percebia algo ou se teria alguma queixa do Lucas. Sem queixa de ambas as partes, conversei com o professor de educação física, com a professora regular e coordenação da escola, explicando com fotos todo o tratamento do Lucas. A única coisa que todos os professores falaram é que ele tem uma boa coordenação motora e equilíbrio pra idade dele e que nunca notaram nada diferente com relação aos pés, nada interfere nas atividades diárias e que qualquer evento diferente ou queixa, nos avisariam! E está sendo assim até hoje!

Ainda ontem, no grupo de PTC do Facebook, pedi autorização para a Deborah Berti Mendonça Honorio, divulgar a super idéia que ela teve para incentivar os pequenos a usarem a órtese, principalmente os mais velhos!! Aqui é o Rafa com seus heróis:


Deborah, muito obrigada pela super ideia e por permitir compartilhá-la!!! O Rafa é lindo! Os bonequinhos tem velcro e podem ser colocados e tirados da barra, sensacional, né?? E para as meninas, tem muitas opções de personagens também!!


Para não perder o costume, as últimas fotos:


Ainda curte os Hotwheels

Pézinhos lindos!!

Aos poucos está experimentando alimentos novos!

Primeiro discurso na Primária

Está começando escrever seu nome

Com o mano!

Adoram um piquenique em casa

Animados

Na casa nova!

Halloween na casa da vovó Olga com as primas!

Halloween no condomínio!

Às vezes ele vai dorme junto com o irmão!

No casamento do tito Bruno e titia Debora

Fizemos algumas fotos de família em 2014. Top!

Com vovós, titios e primas!!




4 comentários:

  1. Como é bom ver Blogs assim ,Parabéns a vcs ! Sou mãe de uma PTC e ainda estamos na metade do tratamento ela tem 2 e 2 messes!

    ResponderExcluir
  2. Olá!Em ultrassonografia do 5º mês a médica percebeu que nosso Filho (Miguel) está com os pezinhos tortos, gostaria de contar com o seu apoio, ficamos felizes com a evolução do tratamento.Gostaria saber tbm qual foi a órtese usada por vcs.
    Obrigado
    Wagner e Danny

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, Wagner!! Tbm descobrimos no 5º mês de gestação. Vcs vao ter mais tempo pra se prepararem, pesquisarem os métodos e médicos especialistas no assunto!
      Nós fizemos o método Ponseti, portanto utilizamos a órtese Dennis Brown.

      Estamos à disposição!

      Excluir
  3. MUITO OBRIGADO, MARÍLIA.QUALQUER COISA ME REPORTAREI A VC.PAZ!

    ResponderExcluir