Voltando à ortese. Aqui em São Paulo, a maioria dos pais que conversei sobre onde compraram a órtese, foi na Ortopartes [tel: (11) 3255-7939) É só enviar a receita do ortopedista junto com o desenho dos pézinhos por e-mail ou por fax, que eles confeccionam a órtese e enviam por sedex. Em média, o preço da órtese é de R$ 270,00 (na Ortopartes). Agora, imaginem: conforme os pézinhos dele crescem, tem que mandar confeccionar outra órtese, com o número certo do sapatinho, e lá se vão mais 270,00 reais a cada troca... MASSSS, no nosso caso, como o Dr. Alexandre tinha uma órtese no tamanho do Lucas, ele nos emprestou! Essa órtese é inglesa. A função é a mesma que a brasileira, mas ela tem a praticidade de trocarmos só o sapatinho conforme os pézinhos crescem, pois a barra de ferro é ajustável. Aí está a órtese do Lucas:
A Órtese !!! |
A órtese e outro par de sapatinhos maiores!!! |
Contagem regressiva para o fim do gesso e início da órtese! |
E pra quem precisar, o Grupo de Pé Torto Congênito do Yahoo também possui um banco de órtese, mas não sei como funciona. (http://br.groups.yahoo.com/group/petortocongenito/ )
E rumo à órtese: faltam 4 dias!!!!
Super bjo!!!
Super bjo!!!
Prezada Marília,
ResponderExcluirMe chamo Hugo e moro em Salvador.
Nosso filho tb nasceu com PTC, porem unilateral no pe direito. O nosso tratamento foi muito parecido com o seu, e no dia 20/09 colocamos a primeira ortese. Ta sendo muito complicado pois a ortese sai com muita facilidade. Acredito que seja pelo tamanho do pe que ainda e muito pequeno.
Ele esta reagindo bem, porém o sono ficou mais leve, e o colocar o gesso varias vezes acaba deixando ele bem irritado. Iremos completar primeira semana segunda feira e espero qu ele esteja melhor. Aparentemente a ortese que Dr. Alexandre lhe cedeu, parece mais leve, o que facilita a permanência no pe. Se deus quiser dará td certo com nossos filhos.
Novidades te aviso.
Abraço e Boa sorte.
Hugo Ramos
Olá Hugo!!! Obrigada pela visita e por compartilhar sua experiência conosco!
ResponderExcluirO Lucas está completando 4 dias com a órtese e às vezes ela tbm sai do pé dele por causa do tamanho do pé. Eu tentei 2 coisas pra órtese permanecer nos pés dele: apertar mais a fivela (não deu certo, ele chorava sem parar de dor); aí, resolvi colocar 2 meias nos pézinhas, ao invés de só 1. Melhorou e muito!!! Ontem mesmo, só saiu do pé uma vez só porque ele estava muito eufórico, mexeu demais as perninhas e o cadarço já estava desamarrado...
Em relação ao peso da órtese, não sei te informar, mas acho que é semelhante às órteses nacionais.
Hugo, continue firme no tratamento do seu filho. Essa fase da órtese depende exclusivamente de nós pais em utilizá-la adequadamente. Não é fácil ver nossos filhos chorando por dor ou incômodo, mas penso que é melhor chorar agora do que sofrer muito mais no futuro se não for corrigido agora. Força e vai nos atualizando sobre o seu filho.
Obrigada!!