29 de agosto de 2011

Preparativos para a Cirurgia

Os dias estão passando muito rápido e já nessa semana, o Lucas fará a cirurgia!! E hoje, começamos os preparativos para a mesma!!

Ele fez seu primeiro hemograma (exame de sangue). Pensei que não iria aguentar vê-lo em tal situação, mas ultimamente tenho me superado e tenho tido forças que jamais imaginei ter... Sentimento de mãe!!! Como estou mudando, incrível... Tudo é por ele, tudo faço por ele sem pensar, simplesmente faço!!!

A mamãe aqui tem registrado tudooooo o que se refere ao tratamento, tudo mesmo! Até a parte ruim, como um exame de sangue... Mas correu tudo bem, os enfermeiros pegaram de 1ª a veinha dele e ele só chorou na hora, depois logo parou! Um guerreirinho fofo!!!

Durante o exame...

Pronto!! Já foi!!!
 Amanhã iremos ao pediatra para rotina e saber se ele está ganhando peso dentro da normalidade, já que ele nasceu com baixo peso!!

Na quarta é só preparar a malinha dele, para na madrugada de quinta-feira irmos para o hospital!

Enfim... se houver alguma atualização antes de quinta, tentarei postar aqui... Mas assim que tiver tempo, depois da cirurgia, colocarei as novidades aqui!!!

Obrigada!!!

25 de agosto de 2011

Comemorando!!!!!

No dia 23 de Agosto de 2011 comemoramos 2 eventos importantíssimos:

O papai Thiago completou 25 anos de vida e o Luquinhas completou 1 mês de vida!!!


O papai mudou muito fisicamente durante os anos...

Mas, o que mais mudou esse homem maravilhoso, foi o dia em que ele se tornou PAI !!! 

Já o Luquinhas, tem se desenvolvido dia a dia e hoje, com 1 mês de vida, já faz várias caretinhas lindas:


Amo vcs 2, infinitamente!!!

Parabéns!!!

Visualizando a Tenotomia

Esse é um vídeo demonstrando como é feita a Tenotomia que o Luquinhas fará. É super simples e espero que seja bem rápida no nosso bebê, heheheh!


23 de agosto de 2011

4º Gessinho!!!!

Olá!!!!

Ontem, 22/08/11, colocamos o 4º gessinho!!! E olha como os pézinhos dele estão:
Depois do 3º gesso

 A boa notícia é que os pézinhos do Lucas já estão quase corrigidos e esse foi o último gesso antes da cirurgia. Mas, os pézinhos ainda estão um pouco em equino (imagem A), portanto ainda não faz o movimento de dorsiflexão (imagem B), ou seja, ele irá fazer a Tenotomia Percutânea do Tendão de Aquiles.
Imagem B
Imagem A 
A Tenotomia já está marcada para dia 1º de setembro, semana que vem. Confesso que estou feliz e preocupada ao mesmo tempo. Feliz porque o Lucas está respondendo muito bem ao tratamento, por termos tantas ajudas, por encontrarmos um bom especialista e por tá indo tudo muito bem!!! Preocupada por causa da cirurgia... por mais simples que seja, a cirurgia em si não me assusta, mas os riscos que qualquer cirurgia apresentam. Ele será operado no hospital (e não no consultório como outros especialistas preferem), então terá todo equipamento necessário para assisti-lo em caso de intercorrências, o corte é tão pequeno que às vezes nem precisa dar ponto, o procedimento é rápido, mas meu coração de mãe está apertadinho só de imaginar meu filho tendo que fazer jejum pra fazer a cirurgia ou tendo que receber anestesia geral... enfim, tenho tentado me manter firme e penso que isso é passageiro e que tudo é para o bem dele!!!

Agora é só aguardar a o dia da cirurgia, ficar com um único gesso pós-cirurgia por 3 semanas seguidas, sem trocar, e partir pra órtese!!! Pensando assim, no final de setembro Luquinhas já estará com a "amiga órtese" (é assim que outras mamães de PTC apelidaram a órtese, hehehe)!!!!
Te amo!!!



19 de agosto de 2011

O BANHO!!!!

Confesso que a minha formação em Terapia Ocupacional tem facilitado e muitoooo a minha vida de mãe! Claro que não aprendi ser mãe na faculdade, longe disso (mesmo porque a mãe nasce junto com o bebê, incrível nossos instintos!!!) Masss, tem sido mais fácil lidar com o tratamento, bem como acompanhar tim-tim por tim-tim o desenvolvimento do meu filho. E como todo T.O., eu penso muito nas atividades do Lucas. E uma das atividades que mais tinha dúvidas era o BANHO!! Como dar banho em um recém-nascido com gessos nas duas pernas???? Vou compartilhar a "técnica" que utilizamos e outras que tentamos...

A "técnica" que nós adotamos: BANHO DE GATO!

Lavamos o rosto e a cabeça com água quentinha e o bebê ainda está com fralda. Depois enxugamos a cabeça e o rosto (pois eles perdem calor rapidamente nessa região). Após, apoiamos o Lucas no trocador e passamos por todo o corpinho o algodão molhado com água e sabão, depois outro paninho só com água para tirar o sabão e depois já secamos. As partes íntimas são as últimas a serem lavadas... fazemos o mesmo processo anterior, passo óleo para tirar toda pomada anti-assadura e para hidratar a pele também. Coloco a fralda, passo hidratante no resto do corpo e coloco a roupinha! Esse foi o método mais prático que encontramos depois de tentar outros métodos.

O titio Bruno filmou o papai e a mamãe dando banho no Lucas! Ahh!!! No video eu esqueci de mostrar, mas eu limpo os dedinhos do pé com cotonete e seco bemm, pra não dar micose! O som está baixo por conta do microfone da máquina não ser tãooo bom.. sorry!


Untitled from Bruno Zequini on Vimeo.

Créditos ao titio Bruno que gravou e ajudou postar o vídeo e ao papai Thiago por não ter zoado no vídeo (porque o 1º vídeo que gravamos, o papai estava impossível nas brincadeiras e acabou desfocando o objetivo do vídeo... hehehe!!!)

O Lucas adora esse tipo de banho... tanto que quando tiramos o gesso e damos banho de imersão nele, ele se irrita e fica com essa carinha linda:



Outra técnica de banho que testamos, foi utilizar a rede para banheira. Conosco, não deu certo. Não conseguimos adequar a rede na nossa banheira. Quando conseguíamos encaixar a rede, os pézinhos entravam na água... Quando a gente colocava a rede mais pra cima, ela escapava da banheira... Enfim, fica a dica!

A última técnica que tentamos foi utilizar papel filme com fita crepe nos gessos e colocar saquinhos em cada gesso para imergir o bebê na banheira. Dá muitoooo trabalho e o Lucas ficou irritado...

Enfim... mesmo o "banho de gato" parecer demorado, eu penso que são 15, 20 minutos a mais de relacionamento com o seu filho. O toque é amor e contribui para criar laços de afeto impossíveis de criar de outra maneira. Esses laços de afeto fazem com que o bebê tenha uma saúde melhor, aumentando as suas defesas naturais, bem como o seu comportamento social e afetivo, além de colaborar em seu desenvolvimento.

18 de agosto de 2011

3º Gessinho!!!

Enfim, na última segunda-feira, dia 15 de agosto de 2011, colocamos o 3º gessinho!!!

Dessa vez o Lucas já chegou na consulta dormindo e permaneceu dormindo durante a manipulação e colocação do gessinho. Ele só resmungou quando o Dr. começava colocar o algodão na perninha, como quem diz "eu tô dormindo, não me incomoda". Não precisei nem cantar pra ele... E mais uma vez o Dr. Alexandre elogiou os pézinhos dele e disse que provavelmente ele precisará fazer só mais uma sessão de gesso, mas isso só saberemos no 4º gessinho. Também elogiou a calma do Luquinhas e disse que a mamãe precisava gravar um CD com as músicas que acalmam o Luquinhas para ele tocar no consultório para as outras crianças, heheheh! Mas acho que essa i´deia só dá certo com o Lucas, porque ele atura minha voz há mais de 9 meses, heheheh!!!

Aguardando a consulta

Na manhã seguinte da colocação do 3º gessinho

"Que Foi???"

Nova mania de morder o lábio

Olha como eu estava depois da consulta...
Nossa família!!!


Ahhh! Hoje, gravamos um vídeo de como damos banho nele, só que preciso editar e já posto aqui!

E rumo ao 4º gessinho!!!!



Informações sobre PTC: Links e blogs!!!

ONG Miracle Feet (http://www.miraclefeet.org/ponseti/doctors.php) : ONG que visa melhorar o acesso do tratamento de PTC nos países em desenvolvimento, como Brasil, México e Nicarágua.

http://www.uihealthcare.com/topics/medicaldepartments/orthopaedics/clubfeet/physiciansabroad.html : Site do Hospital Infantil da Universidade de Iowa que contém os contatos de médicos que seguem o método Ponseti em vários países.

http://www.petorto.com.br/interface_html.htm : Site da Dr. Monica, uma das disseminadoras da técnica Ponseti aqui no Brasil.

http://www.global-help.org/publications/books/help_cfponsetiportuguese.pdf : Apostila do Método Ponseti

http://br.groups.yahoo.com/group/petortocongenito/ : Grupo de famílias que vivenciam a experiência com PTC. Nesse grupo encontrei muita ajuda, dica, sugestão, respostas para as minhas dúvidas e principalmente muita amizade e carinho! Obrigada, família!!!!

http://marcelopedeanjo.blogspot.com/ : Blog do Marcelinho, filho da Danny! Ela tem me ajudado muitooo e o Marcelinho é lindo!!!

http://aliceptc.blogspot.com/ : Blog da Alice, filha do Alexandre e da Rafaella. São guerreiros e a Alice está ficando com o pézinho fofo!!!!

http://dengodejoao.blogspot.com/ : Blog do João Vitor, filho da Jac e Fio. Mais um exemplo de pais que fazem tudo pelo seu filho!!!

Enfim... esses são alguns links que acesso com frequência e que me ajudaram e ainda ajudam nessa jornada tão especial!!!

Obrigada pelo exemplo de cada família!!!!

Beijo nesses pézinhos mais lindos!!!


17 de agosto de 2011

2º Gessinho e Dia dos Pais!!!

No dia 08/08/11 colocamos o 2º gessinho!!! Dr. Alexandre elogiou muito os pézinhos do Lucas, que os ossinhos tortos estão quase encaixados e que a posição dos pés dele está ótima!

Nesse 2º gessinho, o Lucas ficou mais calminho e resmungou só no finalzinho.

Ahhh! Esqueci de comentar os cuidados que devemos ter com o gesso: Evitar que o gesso trinque ou quebre;  não molhar o gesso; fazer a higiene do bebê com mais frequência para evitar que entre xixi e cocô no gesso, pois debaixo do gesso, há uma camada de algodão para proteger a pele do bebê e se entrar água, xixi ou cocô ali, poderemos ter problemas de infecção e proliferação de bactérias; manter as perninhas para cima para auxiliar na circulação sanguínea; não colocar meia por cima do gesso para evitar que o pé soe e crie fungos; limpar e secar bem os dedinhos do pé com cotonete e algodão.

Enfim... O Lucas nem reclamou do gesso nessa semana. Já está totalmente adaptado e mexe as perninhas o tempo todo! Dessa vez, demoramos só 20 min para tirar os gessos em casa e olha como ficaram os pézinhos dele assim que tiramos o 2º gesso:
Quem diz que tem PTC????

Fofo demais!!
Esse final de semana foi especial, pois foi o 1º Dia dos Pais do meu marido! Com direito em homenagem até nos gessinhos...hehehe!!! Em homenagem a ele, seguem algumas fotos que demonstram um pouco do que é ser pai do Lucas:

Programa de homens: assistindo as notícias do Timão!!!

Adoro conversar com meu pai!

Nem os gessos se livraram da homenagem!!!
Meu presente pro papai!!!
Amor, obrigada por toda ajuda, pela comidinha maravilhosa, pela parceria nos cuidados do Lucas, pelas noites mau dormidas e principalmente por seu amor para conosco. Te amo muito!!! Feliz Dia dos Pais!!!




16 de agosto de 2011

A Experiência do 1º Gessinho

A 1ª semana com o 1º gessinho a gente nunca esquece!!! Falo isso de forma positiva, não negativa com em alguns casos...
Assim que saímos da 1ª sessão de gesso, o Lucas saiu mamando todo feliz porque estava se alimentando. Meu marido e eu já estávamos nos preparando para uma provável noite em claros e munidos com Tylenol (
prescrito pelo médico, caso houvesse dor).
A 1º noite com o gesso foi mais fácil do que imaginávamos. O Lucas dormiu bem, acordava só para as mamadas e ele chorava só quando tentava movimentar as perninhas, óbvio que era difícil, já que cada gesso pesa entre 200 e 230 gramas. Ma era choro de incômodo, porque ele se mexia, chorava e parava... Se fosse dor, ele não iria parar de chorar sozinho, hehehe! Não usamos a medicação.
No dia seguinte, ele já estava animado e movimentando muito as perninhas!! O gesso não atrapalha em nada da rotina dele.
Ele adora essa posição de "sapinho"! Quando colocamos ele para arrotar depois da mamada, ele sempre fica assim! Quem disse que o gessinho atrapalha???
Meu cachorrinho engessado!!
Até meu coto umbilical caiu com o 1º gessinho!! Olha só:
Com 15 dias de vida, meu coto umbilical caiu!!

E a 1ª retirada do gesso em casa??? Nossa, foi trabalhosa...hehehe! Não tínhamos prática, demoramos uns 40 min, mas deu tudo certo! Acho até que ele sentiu falta do gesso, heheh!
Tirando o gessinho em casa!
Por fim, a expectativa era grande para ver como ficaram os pézinhos dele depois do 1º gesso. Lá vai, o antes e o depois:
Antes do 1º gesso
Após retirada do 1º gesso
Gratidão! Essa foi a primeira coisa que veio em minha mente quando vi o resultado do 1º gesso! Ficou maravilhoso!

Muito obrigada a Deus, por confiar em nós como pais desse meninão guerreiro e por colocar família, amigos e médicos nas nossas vidas que nos apoiam e nos ajudam!

Incrível como os bebês tem a capacidade de se adaptarem facilmente às situações como essa!




1º Gessinho - Início da Tratamento

No dia 1º de Agosto de 2011, com 9 dias de vida, iniciamos o tratamento do PTC Bilateral do Lucas!! Estávamos ansiosos e preparados para começar essa jornada!!

Algumas horas antes da consulta, demos aquele banho gostoso no Lucas, pois com os gessinhos, seria praticamente impossível dar banho de imersão (vou falar sobre o banho em outro post). Também passamos a semana anterior hidratando bem a pele dele, pois normalmente pele de recém-nascido já resseca um pouco e com o gesso então, já viu!!

Também aproveitamos para tirar a última foto dos pés tortinhos mais lindos da mamãe! Aí estão eles:
Lindossss
Já na consulta, o Dr. Alexandre, muito atencioso, repetiu todo o processo do tratamento e seguimos para a 1ª sessão dos gessos. Durante a manipulação dos pés, o Dr. já nos deu uma boa notícia: o "nível" dos pés do Lucas passaram de moderado (como ele foi avaliado na maternidade) para leve, pois os pés dele estavam mais maleáveis e com a manipulação, ficou na mesma posição que um pé ficaria no 2º gessinho!!! No começo, o Lucas ficou bem quietinho e só quando estava engessando o 2º pézinho, deu uma choradinha. Eu comecei cantar uma música que cantava todos os dias pra ele durante a gestação e não é que ele parou na hora? O problema é que eu me emocionei tanto com o fato dele reconhecer minha voz e a música que sempre cantei pra ele, que não conseguia mais cantar e o papai continuou até eu me restabelecer...heheh!! Até o Dr. Alexandre elogiou  a "bondade" do Luquinhas! Terminada a sessão do gesso, saímos do consultório com o Lucas no meu peito, mamando com toda a vontade e força que ele tem...heheheh!
Lucas, tão bonzinho

Mamãe cantou pra mim e Papai foi o assisntente do Dr. Alexandre, heheh!

Essas "bolinhas" no gesso são para facilitar a retirada dele em casa.
O gesso é retirando em casa, algumas horinhas antes da próxima sessão de gesso. Nós mergulhamos as perninhas dele na banheira com água quente (tem gente que coloca vinagre para facilitar, mas dá certo do mesmo jeito sem o vinagre), a água vai infiltrando o gesso e é só puxar as "bolinhas" que a faixa do gesso é dissolvida e  retiramos o gesso. Depois, em outra banheira (ou na mesma banheira, com água limpa) é só dar aquele banho de imersão, secar, hidratar a pele e trocar o bebê e seguir pra próxima sessão de gesso!
É importante tirar o gesso bem próximo da hora da próxima sessão. O método Ponseti não aconselha tirar o gesso 1 dia antes da consulta. No caso do Lucas, o gesso é trocado toda segunda-feira, então tiramos o gesso por volta das 13:00, às 14:00 saímos para o consultório e as 14:30 ele já está recebendo os novos gessinhos!!! Provavelmente ele passará todo o mês de agosto colocando e tirando gesso.


O Nascimento do Lucas

Aos 37 semanas e 2 dias de gestação, Lucas Zequini Roza resolveu sair do quentinho e escurinho e conhecer o mundo!! Às 9:22 do dia 23 de Julho de 2011 nasceu nossa maior bênção. Foi tudo muito tranquilo: eu estava muito ansiosa, mas consegui manter a calma; o papai estava mais agitadinho, pois além da ansiedade, não sabia como iria reagir assistindo o parto (heheheh!). O parto teve de ser cesárea, pois com 36 semanas e meia de gestação, descobrimos que minha placenta calcificou (envelheceu mais rápido que o habitual, sem causas aparentes) e que o Luquinhas estava recebendo sangue e oxigênio necessários, mas não estava mais ganhando peso, assim, meu G.O., Dr. Alcides Martins Vara, acompanhou de perto, fizemos vários ultrassons com doppler  e foi decidido que o Lucas precisava nascer com 37 semanas. E assim foi!

Éramos 2...
No último ultrassom, a estimativa de peso do Lucas era de 2,220 Kg, o que ficamos preocupados, porque além de ser um bebê de baixo peso, ele poderia precisar ficar na UTI Neonatal, e isso nos afligia mais do que qualquer outra coisa.

O Lucas surpreendeu todo mundo! Nasceu com 2,535 Kg e assim que saiu da minha barriga, abriu o berreiro e chorou muito, sinal que os pulmões dele estavam fortinhos. No 1º minuto de vida, sua nota de Apgar foi 9 e no 5º minuto, foi 10, ou seja, perfeitinho!!! Não precisou ir para a UTI !!! Lindão!!!
Nosso 1º contato
Ahhh, e os pézinhos??? Que coisinhas mais lindas!!! Junto com o Lucas, nasceu um amor imensurável que é capaz de superar qualquer dificuldade. Os pés tortinhos eram o charme dele e em NENHUM momento, tivemos pensamento negativos ou do tipo "tadinho", "coitadinho".... Pelo contrário, nos apaixonamos por aqueles pézinhos e o conjunto completo também!!!!
1ª foto dos pézinhos!
Assim que nos recuperamos, no 2º dia de maternidade, o Dr. Alexandre avaliou o Lucas e disse que, em relação a parte ortopédica, o Lucas estava ótimo, somente confirmou o PTC Bilateral dele. Nos explicou tudo e já saímos da maternidade com a consulta marcada para iniciar o tratamento com 9 dias de vida!!!

Enfim, o Lucas é nossa maior alegria. É uma criança muito linda, calma, bonzinho de tudo, só chora para mamar e supera muito bem as cólicas!
Prazer, Lucas!!!


Te amamos, filho lindo!

Escolhendo o Método

Como já citei no post anterior, descobrimos o PTC Bilateral do Lucas ainda na gravidez, o que nos deu um tempo para pesquisarmos TUDO a respeito. Antes mesmo de definir qual especialista trataria o nosso filho, tivemos de definir o MÉTODO utilizado para o tratamento. 
Através de muita pesquisa e conversando com alguns pais mais experientes no assunto, optamos pelo Método do Dr. Ponseti que é baseado na biologia da deformidade e na anatomia funcional do pé.
O tratamento deve ter início após o nascimento (7 a 10 dias). Usa-se gesso seriado com trocas semanais (de 5 a 7 gessos). Em 90% dos casos, é necessário a realização da tenotomia (uma pequena cirurgia para alongamento do tendão de Aquiles). 
Gesso Seriado
Após a tenotomia, a criança utiliza um único gesso por mais 3 semanas. Após a correção, a deformidade tende a recidivar. Para prevenir a recidiva, após o último gesso, deve-se usar uma órtese nos 3 meses seguintes por 23 horas diárias e depois, utiliza-se por 14 horas diárias até os 4 ou 5 anos de idade.
Órtese Dennis Brown
Enfim, com o método definido, partimos para pesquisar o especialista que iria acompanhar o Lucas e que principalmente, seguisse o Método Ponseti a risca.  Foram dias e dias pesquisando, telefonando, enviando e-mail... Tínhamos várias indicações e entramos em contato com todas! Uns médicos seguiam parte do método, outros seguiam outro tipo de método. Aí, decidimos fazer o tratamento com o ortopedista pediátrico Dr. Alexandre Francisco de Lourenço. Ele foi indicado pelo meu G.O. e pelo médico que fez nossos ultrassons. Ainda na maternidade, o Dr. Alexandre avaliou o nosso filho, explicou tim tim por tim tim todo o tratamento (ele estudou com o Dr. Ponseti e segue a risca o método dele) e já saímos da maternidade de consulta marcada com ele, mas a continuação dessa história, só nos próximos posts!!!


Maiores informações: Apostila do Tratamento do Dr. Ponseti 














O que é Pé Torto Congênito (PTC)


Somente agora me dei conta que comecei contar nossa história, mas esqueci de definir o que é Pé Torto Congênito (PTC). 


Não se sabe exatamente porque a condição ocorre, por isso se dá o nome de pé torto congênito (de nascimento) e idiopático ( quando não sabemos a causa).  No entanto, acredita-se que o pé torto congênito é também uma  deformidade do desenvolvimento uma vez que ocorre apenas no segundo trimestre da gestação, através de uma possível ativação de genes "responsáveis" pela geração da deformidade. Alterações neurológicas também podem estar implicadas nas possíveis causas. Fatores ambientais também podem estar relacionados. A frequência da ocorrência dessa condição é de 1 caso para cada 1000 crianças. O pé torto congênito é 2 vezes mais comum no sexo masculino.


No caso do Lucas, o PTC se apresentou nos e pézinhos (Bilateral) e possivelmente é Postural, ou seja, o PTC não foi causado por alterações neurológicas e provavelmente o Luquinhas ficou muito tempo sentadinho no útero e isso "causou" a pequena deformidade.




Como tudo começou...

Papai felizão e Mamãe com 8 semanas de gestação



Em 17 de dezembro de 2010 descobrimos que seríamos papais! Foi a melhor surpresa de nossas vidas, pois só descobrimos a gravidez porque eu , Marília, estava fazendo alguns exames de rotina  e no exame de sangue foi detectada a gravidez!!
Papais mega felizes, esperávamos com muita ansiedade a cada ultrassom. No 1º ultrassom, estava com 8 semanas de gestação e já ouvimos o coraçãozinho do nosso filho. No 2º ultrassom, estava com 13 semanas e era o morfológico. Neste, á vimos nosso filhote mais formadinho e já tínhamos um palpite sobre o sexo, mas nada concreto. 

1º ultrassom morfológico
Com 20 semanas de gestação, fizemos nosso 2º ultrassom morfológico, no qual foi confirmado que era um MENINÃO  e também foi detectado Pé Torto Congênito Bilateral. Claro quena hora a notícia nos assustou, mesmo porque a gente sempre torce pro nosso filho ser perfeitinho e qualquer probleminha, por menor que seja,  já parte nosso coração. Tivemos a sorte de sermos bem orientados. O médico que fez todos nossos ultrassons, Dr. Rogério Kato, foi o primeiro a nos informar sobre o PTC e seu tratamento e já indicou o ortopedista pediátrico especialista em PTC, o Dr. Alexandre Lourenço que por coincidência atendia na maternidade que tínhamos escolhido para o nascimento do Lucas (Hospital e Maternidade Santa Joana). Na mesma semana do ultrassom, tive consulta com meu G.O., o Dr. Alcides Vara que também nos orientou e nos acalmou sobre o tratamento de PTC e também indicou o Dr. Alexandre para o tratamento.
Mesmo sendo terapeuta ocupacional e ter tido algumas experiências com crianças com PTC, não foi tão fácil acalmar meu coração de mãe. Meu marido ficou um pouco mais abalado, mas porque ele fez algo que NÃO RECOMENDO para ninguém: assim que voltamos do ultrassom, ele foi pesquisar no Google fotos de PTC. Isso não fez bem a ele, pois só apareceram os piores casos de PTC. Depois disso, o incentivei em buscar blogs ou grupos de pais que passaram por isso e arquivos CIENTÍFICOS sobre o tratamento e posso afirmar: encontramos mais consolo e força para fazer o melhor por nosso filho! (Ainda farei um  post de alguns blogs, arquivos e grupos de PTC). Passamos o restante da gravidez pesquisando métodos de tratamento e especialistas. Assim que o Lucas nasceu, já sabíamos o método de tratamento, o especialista que o acompanharia e estávamos mais preparados para enfrentar essa jornada.
Posso dizer que ter tido o diagnóstico ainda no pré-natal, ter tido bons profissionais nos orientando e o apoio de família, amigos e do grupo de famílias de PTC, fez toda diferença pra compreendermos, aceitarmos e lutarmos pelo tratamento dos queridos pézinhos do Lucas.  
Chá de Bebê do nosso Lucas