16 de agosto de 2011

1º Gessinho - Início da Tratamento

No dia 1º de Agosto de 2011, com 9 dias de vida, iniciamos o tratamento do PTC Bilateral do Lucas!! Estávamos ansiosos e preparados para começar essa jornada!!

Algumas horas antes da consulta, demos aquele banho gostoso no Lucas, pois com os gessinhos, seria praticamente impossível dar banho de imersão (vou falar sobre o banho em outro post). Também passamos a semana anterior hidratando bem a pele dele, pois normalmente pele de recém-nascido já resseca um pouco e com o gesso então, já viu!!

Também aproveitamos para tirar a última foto dos pés tortinhos mais lindos da mamãe! Aí estão eles:
Lindossss
Já na consulta, o Dr. Alexandre, muito atencioso, repetiu todo o processo do tratamento e seguimos para a 1ª sessão dos gessos. Durante a manipulação dos pés, o Dr. já nos deu uma boa notícia: o "nível" dos pés do Lucas passaram de moderado (como ele foi avaliado na maternidade) para leve, pois os pés dele estavam mais maleáveis e com a manipulação, ficou na mesma posição que um pé ficaria no 2º gessinho!!! No começo, o Lucas ficou bem quietinho e só quando estava engessando o 2º pézinho, deu uma choradinha. Eu comecei cantar uma música que cantava todos os dias pra ele durante a gestação e não é que ele parou na hora? O problema é que eu me emocionei tanto com o fato dele reconhecer minha voz e a música que sempre cantei pra ele, que não conseguia mais cantar e o papai continuou até eu me restabelecer...heheh!! Até o Dr. Alexandre elogiou  a "bondade" do Luquinhas! Terminada a sessão do gesso, saímos do consultório com o Lucas no meu peito, mamando com toda a vontade e força que ele tem...heheheh!
Lucas, tão bonzinho

Mamãe cantou pra mim e Papai foi o assisntente do Dr. Alexandre, heheh!

Essas "bolinhas" no gesso são para facilitar a retirada dele em casa.
O gesso é retirando em casa, algumas horinhas antes da próxima sessão de gesso. Nós mergulhamos as perninhas dele na banheira com água quente (tem gente que coloca vinagre para facilitar, mas dá certo do mesmo jeito sem o vinagre), a água vai infiltrando o gesso e é só puxar as "bolinhas" que a faixa do gesso é dissolvida e  retiramos o gesso. Depois, em outra banheira (ou na mesma banheira, com água limpa) é só dar aquele banho de imersão, secar, hidratar a pele e trocar o bebê e seguir pra próxima sessão de gesso!
É importante tirar o gesso bem próximo da hora da próxima sessão. O método Ponseti não aconselha tirar o gesso 1 dia antes da consulta. No caso do Lucas, o gesso é trocado toda segunda-feira, então tiramos o gesso por volta das 13:00, às 14:00 saímos para o consultório e as 14:30 ele já está recebendo os novos gessinhos!!! Provavelmente ele passará todo o mês de agosto colocando e tirando gesso.


Um comentário:

  1. Esse meu menino é muito valente mesmo, tão calmo, tão tranquilo, ele sabe que nasceu numa familia que o ama muuuito

    ResponderExcluir