19 de agosto de 2011

O BANHO!!!!

Confesso que a minha formação em Terapia Ocupacional tem facilitado e muitoooo a minha vida de mãe! Claro que não aprendi ser mãe na faculdade, longe disso (mesmo porque a mãe nasce junto com o bebê, incrível nossos instintos!!!) Masss, tem sido mais fácil lidar com o tratamento, bem como acompanhar tim-tim por tim-tim o desenvolvimento do meu filho. E como todo T.O., eu penso muito nas atividades do Lucas. E uma das atividades que mais tinha dúvidas era o BANHO!! Como dar banho em um recém-nascido com gessos nas duas pernas???? Vou compartilhar a "técnica" que utilizamos e outras que tentamos...

A "técnica" que nós adotamos: BANHO DE GATO!

Lavamos o rosto e a cabeça com água quentinha e o bebê ainda está com fralda. Depois enxugamos a cabeça e o rosto (pois eles perdem calor rapidamente nessa região). Após, apoiamos o Lucas no trocador e passamos por todo o corpinho o algodão molhado com água e sabão, depois outro paninho só com água para tirar o sabão e depois já secamos. As partes íntimas são as últimas a serem lavadas... fazemos o mesmo processo anterior, passo óleo para tirar toda pomada anti-assadura e para hidratar a pele também. Coloco a fralda, passo hidratante no resto do corpo e coloco a roupinha! Esse foi o método mais prático que encontramos depois de tentar outros métodos.

O titio Bruno filmou o papai e a mamãe dando banho no Lucas! Ahh!!! No video eu esqueci de mostrar, mas eu limpo os dedinhos do pé com cotonete e seco bemm, pra não dar micose! O som está baixo por conta do microfone da máquina não ser tãooo bom.. sorry!


Untitled from Bruno Zequini on Vimeo.

Créditos ao titio Bruno que gravou e ajudou postar o vídeo e ao papai Thiago por não ter zoado no vídeo (porque o 1º vídeo que gravamos, o papai estava impossível nas brincadeiras e acabou desfocando o objetivo do vídeo... hehehe!!!)

O Lucas adora esse tipo de banho... tanto que quando tiramos o gesso e damos banho de imersão nele, ele se irrita e fica com essa carinha linda:



Outra técnica de banho que testamos, foi utilizar a rede para banheira. Conosco, não deu certo. Não conseguimos adequar a rede na nossa banheira. Quando conseguíamos encaixar a rede, os pézinhos entravam na água... Quando a gente colocava a rede mais pra cima, ela escapava da banheira... Enfim, fica a dica!

A última técnica que tentamos foi utilizar papel filme com fita crepe nos gessos e colocar saquinhos em cada gesso para imergir o bebê na banheira. Dá muitoooo trabalho e o Lucas ficou irritado...

Enfim... mesmo o "banho de gato" parecer demorado, eu penso que são 15, 20 minutos a mais de relacionamento com o seu filho. O toque é amor e contribui para criar laços de afeto impossíveis de criar de outra maneira. Esses laços de afeto fazem com que o bebê tenha uma saúde melhor, aumentando as suas defesas naturais, bem como o seu comportamento social e afetivo, além de colaborar em seu desenvolvimento.

4 comentários:

  1. o Luquinhas se adapta com tudo mesmo, é um gatinho mais lindo da vovó... Voces são muito especiais Ma e Tico, e isso só tem ajudado voces a serem mais unidos e felizes... o Luquinhas veio para trazer mais alegrias pra todos nós... beijão no coração.

    ResponderExcluir
  2. Marília,
    Você não imagina o quanto é agradável ler as postagens que você publica no seu blog!
    Estamos esperando o nosso guerreiro e amado, Lucca que deve chegar no início de Outubro. Encontrei o seu blog pesquisando sobre médicos que tratam PTC, pois na segunda morfológica ele foi diagnosticado com PTC. O conforto e naturalidade com que trata a questão nos acalmou muito e por incrível que pareça, fomos recomendados a passar com o Doutor Alexandre! Agora em Setembro será nossa primeira consulta.
    Parabéns pelo lindo filhão, abençoado e muito esperto e pela sua persistência em manter o blog ajudando tanta gente.
    Obrigada de verdade, e que Deus continue abençoando vocês e seu bebezão, ele é lindo! Lindo de viver! E agora, deixe-me continuar a leitura.
    Um super beijo duplo: Mona e Lucca!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mona! Muito obrigada pela visita no nosso blog!! Parabéns pelo Lucca!!! Logo logo ele estará nos seus braços, hein!!!

      Que bom que vcs estão calmos! E melhor ainda, que vão passar com o Dr. Alexandre! Eu super recomendo!!

      Sempre digo que o segredo é ter um bom médico, seguir as orientações direitinho e dar muitooooo amor e carinho pros nossos guerreirinhos!!!!

      Fiquem a vontade, perguntem o que precisar e vão nos mantendo atualizados do pequeno Lucca!!!

      Meu e-mail é mariliazequini@gmail.com e se quiser me add no face é Marília Zequini Roza

      Boa sorte pra vcs e um bjo nos pézinhos do Lu!!!!!

      Excluir
  3. Genteeeee, como ele era calminho!!! O Meu João Pedro não ia aguentar esperar isso nunca!rs Mas acho que porque é muito novinho ainda (RN), quando ele era mais novinho vc tbm dava o banho assim? Abçs.

    ResponderExcluir